O detector de tensão é um dispositivo eletrônico capaz de detectar se existe tensão passando pelos seus terminais de entrada. Quando ele detecta tensão, a saída fornece um sinal lógico "1" e quando não existe tensão a saída fornece sinal lógico "0". Este dispositivo pode trabalhar em conjunto com qualquer CLP que opere com 3,3V ou 5V, como o Arduíno.
Aplicação
Principalmente utilizado para monitorar lâmpadas e motores, e assim informar ao CLP se a lâmpada está acesa ou apagada, se o motor está girando ou em repouso. Com estas informações o CLP pode calcular quanto tempo a lâmpada ficou acesa e assim estimar quanta energia foi gasta.
Ligação Elétrica
Para monitorar uma lâmpada ou motor, o detector deve ser ligado em paralelo com o dispositivo, como esquematizado em seguida.
"S1" é o interruptor que aciona a lâmpada "L1" que está conectada em paralelo com o detector de tensão. A saída (S) do detector está ligada em uma entrada (E) do CLP, juntamente com o positivo(+) e o negativo (-). Como o interruptor está aberto, não existe tensão passando pela lâmpada e pelo detector, por isso a lâmpada está apagada e o interruptor está enviando "0" ao CLP.
Neste outro exemplo, o interruptor está ligado e a lâmpada acesa, consequentemente o detector está recebendo tensão na entrada e enviando "1" para o CLP.
Especificações Técnicas
- Tensão de entrada: 100~240Vac/dc
- Tensão de saída: 3,3V / 5V
- O circuito de entrada e o de saída são isolados de tal forma que se ocorrer alguma anomalia na entrada, a saída não afetará o CLP, exceto em caso de raio.
- A placa eletrônica é envernizada para evitar choques elétricos caso tocada.
- O detector de tensão possui proteção na saída para evitar danos ao CLP em caso de curto circuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário